
PASTELARIA ERENITO:
Empreendimento familiar produz mais de 100 mil unidades por mês

Mas Erenito, inquieto, não queria trabalhar para os outros. E o que ele sabia fazer? Pastel. Mas para fazer o salgado, precisava comprar um cilindro (que mistura a massa). Juntou dinheiro e comprou. Qual o próximo passo? Montar um ponto para vender o pastel. Ele então pensou em uma barraca na feira que não precisava de muitos investimentos. Onde encontrar dinheiro para essa aquisição? Com a venda de uma linha telefônica que Erenito tinha comprado uma em dos planos de expansão da antiga Telesp (no final dos anos 80/inicio de 90, linha telefônica era um investimento, um bem que precisava ser declarado no Imposto de Renda).
E assim, em 16 de novembro de 1993, já casado e com um filho de 4 anos (Everton) , Erenito abriu a empresa visando obter a matrícula para trabalhar na feira. E logo depois conseguiu a barraca que tanto queria. Segundo ele, que não tem tanto estudo, mas tem muita sabedoria, “tem que ter querer” para alcançar os objetivos, por mais difíceis e distantes que possam parecer. Menos de três anos depois, nasceu o segundo filho, Erenito Jr. A essa altura, já com alguns funcionários, montava até três barracas de feira por dia.
Hoje, a Erenito emprega cerca de 80 pessoas
na fábrica, barracas de feiras e Bares de Pastel.
Fábrica
Em 2010, Seu Erenito pensou em ampliar as instalações e montar uma fábrica para aumentar a produção e vender os pastéis também para terceiros (lanchonetes e mercados). O preço de de cada unidade varia de R$2,50 a R$6,00.
Atualmente com 250m2 de área construída, a fábrica, que fica no bairro do Itaim Paulista, zona leste da capital paulista, e conta com 12 funcionários, produz cerca de 100 mil pastéis por mês – o recorde mensal foi em dezembro/2017 quando chegou a 120 mil unidades. A média de produção é de 3 a 4 mil por dia (2ª a 6) e 6 mil aos sábados.
A fábrica abastece as barracas de feiras; mercados e lanchonetes; festivais gastronômicos e outros eventos; além dos Bares de Pastel, recém-criados pelos irmãos Everton e Erenito Jr. E como as instalações já estão ficando pequenas, Sr. Erenito já adquiriu um terreno para construir a nova fábrica.
O comando da fábrica fica com Sr. Erenito, Everton e Júnior, enquanto as receitas são criadas e testadas por Júnior com o auxílio da mãe, D. Salete. A cada três meses, aproximadamente, tem novidade no cardápio da Erenito.
Em 2012, no concurso para eleger o melhor pastel, a Erenito conquistou o título de melhor pastel da zona leste entre 735 inscritos, e ficou entre os 10 melhores de São Paulo, o que deu a eles o direito de participar da Virada Cultural daquele ano.
Feiras
A Erenito tem quatro matrículas – cada uma dá o direito de fazer uma feira por dia de 3ª a domingo. São 21 barracas na região da zona leste II (de 3ª a domingo), uma na Praça da República (sábado e domingo), e uma no Trianon – Av. Paulista (domingo) que vendem cerca de 13 mil pastéis de 21 sabores por semana.
Cada matrícula conta com uma média de cinco funcionários, e as barracas, seguem regras em relação a layout, preços, uniformes, apresentação dos produtos e identidade visual, afinal o cliente tem que saber que está consumindo um produto com a qualidade Erenito.

Eventos
A Erenito participa de diversos Festivais Gastronômicos da ArtShine, Virada Cultural e Festa da Nações (Arujá/SP), com o objetivo de divulgar a marca, já que a presença de público nesses eventos é muito grande. Comprovando essa tese, a pastelaria chegou a vender 11 mil unidades em apenas três dias, na primeira edição do Festival do Pastel, que aconteceu em janeiro/2015, no Memorial da América Latina.
Às vezes, eles são instigados pelos organizadores a criar sabores específicos para os eventos. Foi o caso do pastel com massa de chocolate, recheado com creme de avelã e morangos lançado no Festival do Pastel que aconteceu em 2016, na Praça Charles Miller – aliás, esse pastel não saiu mais do cardápio da empresa.
Bar de Pastel
Criado por Everton e Erenito Jr. para mudar o conceito de “pastelaria tradicional”, aquela em que a pessoa entra, come um pastel rapidamente e vai embora. A ideia do Bar de Pastel Erenito é a de um lugar de lazer, onde as pessoas vão passar o tempo e não somente comer um pastel: um local para ir com a família, amigos, pessoal de trabalho ou até mesmo sozinho. Ideal para quem curte um clima de degustação enquanto aprecia deliciosos pastéis.
Com toques contemporâneos e sustentáveis, os ambientes são compostos por uma tenda que cobre parte do espaço abrigando mesas e cadeiras, e mesas com ombrelones em uma charmosa área externa, com uma espécie de cerca de madeira, que lembra um deck. Os Bares já não utilizam copos descartáveis – agora são todos de vidro – e estudam opções para substituir os canudos de plástico.
Os pastéis (tamanhos tradicional e mini) respondem por cerca de 90% do consumo de alimentos dos Bares de Pastel, onde também são servidas porções mistas de salgados (bolinho de queijo e coxinha), batata frita, além de água, sucos, refrigerantes, água de coco e cerveja.
Os irmãos dividiram as responsabilidades nos Bares: enquanto Everton cuida da administração, Erenito Jr. cuida da produção. Cada unidade conta com oito funcionários no período da manhã e oito à noite que garantem o ótimo atendimento aos clientes.
O primeiro Bar foi inaugurado em março de 2017, em Suzano (SP) e o sucesso foi tão grande que mais dois – um em Mogi das Cruzes (SP) e outro também em Suzano – vieram logo em seguida. E não vai parar por aí. A ideia é levar esse conceito a outras cidades da região, seja com loja própria ou por meio de franquia, cujos planos já começaram a ser elaborados.
Equipe

Erenito Alves
dos Santos

Salete Braga
França dos Santos

Everton Alves
dos Santos
