A Origem Inusitada do Pastel de Feira

Ei, você! É, você mesmo que ama de paixão um pastel de feira fresquinho. Alguma vez você já se perguntou sobre a origem dessa delícia que hoje é paixão nacional? Não? Então, fica tranquilo que eu explico!

A origem do pastel como conhecemos (aquele mesmo que faz nossos olhos brilharem quando passamos em algumas barracas, tendas e restaurantes) ainda permanece um mistério em muitos pontos.

Um deles diz respeito ao local de nascimento. É que não se sabe ao certo o lugar exato da sua origem, mas tudo leva a crer que tenha sido em algum ponto da Ásia. Mas o mais interessante e surpreendente é que nosso amado pastel tem parentesco com outros dois pratos bem famosos e que pouca gente desconfia.

O primeiro parente inesperado seria o gyosa, aquele pastel oriental feito com farinha de trigo e normalmente recheado com carne de porco e verduras. Já o segundo seria o rolinho primavera, feita com massa de farinha de trigo ou arroz e recheios diversificados.
Seja como for, o fato é que os responsáveis por trazer e popularizar a receita que conhecemos para cá foram os imigrantes japoneses e chineses durante a Segunda Guerra Mundial.

Um fato interessante é que os imigrantes japoneses, para não sofrerem preconceitos por conta da nacionalidade, pois o Japão havia entrado na guerra ao lado da Alemanha, abriram estabelecimentos que em tudo se pareciam com restaurantes chineses.

E aí, você sabia que nossos amigos nipônicos eram responsáveis por nos apresentar essa tentação?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco